Translate

15 fevereiro, 2013

História do Egito em topicos


Civilização egipcia – A riqueza do nilo
-- > A influencia da arte egípcia espalhou-se pelo mundo.
-- > É comum encontrarmos, sobre tudo em Roma, objetos importados do Egito ou fabricados em estilo egípcio.
-- > Durante o desenvolvimento de um dos mais notáveis movimentos artísticos da humanidade, o Renascimento ocorrido no século XVI, muitos artistas voltaram sua atenção para o estudo da arte egípcia.
-- > As pirâmides do Vale de Gizé ( AQUI ) os templos monumentais em Luxor e Karnak (AQUI) as múmias (AQUI) e os tesouros dos antigos faraós (AQUI) continuam encantando a humanidade.
-- > Desde a idade da pedra, as margens do Nilo já eram habitadas. O rio fornecia praticamente todos os elementos necessários à sobrevivência: água para beber e irrigar o solo, peixes e outros animais aquáticos para se alimentar, e lama para a confecção de casebres.
-- > Todo o ano, o rio Nilo passava por uma fase de alta, devido as grandes chuvas em suas nascentes na África Central, e por um período de baixa, época da estiagem das chuvas.
-- > Essas águas traziam consigo uma enorme quantidade de material orgânico (húmus) que se depositava naturalmente no solo, tornando-o muito mais fértil. Quando as águas baixavam, esse solo riquíssimo ficava exposto, e os egípcios cobriam-no de plantações de cereais, principalmente trigo e cevada. A produtividade era enorme, a maior de toda a região da bacia do Mediterrâneo.
-- > Graças ao clima seco do Egito, muitos papiros foram preservados e hoje nos fornecem importantes informações sobre a vida dessa antiga civilização.
-- > A lei da frontalidade consistia em desenhar as pessoas com os troncos de frente, porem com os demais membros de lado.
-- > A partir da necessidade de organizar e disciplinar a população egípcia houve a criação do Estado centralizado. Inicialmente surgiram as cidades-Estados chamadas Nomos; em seguida, um governo monárquico cujo poder estava centralizado nas mãos de um único nome, que era chamado de faraó, o imperador do Egito.
-- > O primeiro farão foi Menés. (para mais informações clique AQUI)
-- > Informações politicas (AQUI)
-- > Em momentos de crise até o ano 525 a.C. , quando a civilização egípcia foi conquistada pelos persas.
-- > Era com classes sociais bem definidas. Nessa sociedade egípcia não existia a possibilidade de uma pessoa mudar de posição social. A posição era determinada pelo nascimento.
-- > A sociedade egípcia era dividida em;
Faraó – Era considerado um Deus vivo, enviado para governar o povo, comandar o Império e defende-lo de seus inimigo, seu poder era hereditário.
Sacerdotes – Grande influencia na vida cotidiana, pois, na falta de uma ciência avançada, era a religião que explicava a maior parte dos acontecimentos e dos fenômenos naturais.
Nobres – Cargos públicos administrativos mais importantes. Esses nobres governavam em nome do faraó, administrando as áreas conhecidas como nomos, que funcionavam como Estado.
Escribas – Sem eles seria impossível administrar o império. Eram pessoas que conheciam os segredos das dificílimas formas de escrita egípcia.
Artesões – Abasteciam classes dominantes com diversos artigos.
Camponeses – Sustentavam a todos com seu trabalho.

-- > No principio, os membros das elites egípcia eram enterrados em grandes construções de pedra chamadas de mastabas.
-- > A maior das três pirâmides de gizé Quéops (as outras duas eram Quéfren e Miquerinos) tinha 146 metros de altura e 280 metros de base, foi inteiramente construída com milhões de blocos de pedra encaixados, pesando em media 2,5 toneladas cada.
-- > Lá a agricultura era praticada nos seis meses de seca (outubro a março).
-- > No Egito os casamentos eram monogâmigos, e as mulheres ao contrario das sociedades grega e romana, possuíam poderes legais, ou seja, mesmo sendo casadas poderiam administrar suas próprias riquezas e usufruir da riqueza de seu esposo.
-- > Os egípcios eram politeístas, ou seja acreditavam em vários deuses, e eles poderiam ter formato de humano, de animal ou de ambos.
-- > Durante os muitos anos da sociedade egípcia transformações ocorreram em todos os aspectos.



8 comentários: